terça-feira, 2 de junho de 2009

Etanol - sustentabilidade como dever de casa

"O Brasil terá de resolver este problema interno, local, para depois tentar resolver o problema global".

Certíssimas palavras do ex-presidente estados unidense, Bill Clinton, que emenda: "o mundo tem certeza de que o etanol de cana-de-açúcar é o biocombustível mais eficiente para combater os problemas de aquecimento global. Mas se o etanol de cana começar a ser utilizado em larga escala, a produção de cana poderá se expandir de forma expressiva para as áreas de pastagem de gado, empurrando o gado e os grãos para a Amazônia. O Brasil precisa provar para o mundo que isto não vai acontecer".

"Vocês têm uma eficiência grande na redução de emissões dos transportes e na produção de energia a partir de hidrelétricas", lembrou. "Mas vocês são o oitavo maior país em emissões e estão próximos de Índia e China", completou, cobrando a redução nas emissões vindas de agricultura e desmatamento, que correspondem a 75% das emissões totais do país, segundo ele.

Vale a pena ler a íntegra da matéria do G1 sobre a palestra realizada durante o Ethanol Summit.

De relevante, vale ainda ressaltar que a sustentabilidade é única forma de se reduzir a instabilidade e a desigualdade mundiais. 

Em relação à desigualdade social, Clinton lembrou que apenas países europeus que cumprem as metas do Protocolo de Kyoto, assinado em 1990, conseguiram reduzi-la.

Segundo Clinton, Dinamarca, Suécia, Alemanha conseguiram, ao mesmo tempo, reduzir a desigualdade e serem os únicos entre as mais de 140 nações signatárias do Protocolo de Kyoto a conseguir cumprir as metas previstas.

Fors Fortuna,

Nenhum comentário: