domingo, 1 de maio de 2011

A melhor e a pior verdade: Brasileiro não desiste nunca!

Quando comparo a maneira como as autoridade brasileiras e japonesas lidam com o manuseio pós-catástrofe temo que sejamos eternamente o país do futuro, nunca nos realizando no presente.

Pois o presente brasileiro mais parece de grego: passa tempo, entra ano, sai ano, mudam as pessoas (nem tanto), mas o "jeitinho brasileiro" continua imperando.

Uma breve vistoria na área rural de Nova Friburgo nos revela que nada ou muito pouco foi feito, mais de 3 meses depois da tragédia. No Japão, estradas, aeroportos, tudo, enfim, está sendo reconstruido a toque de caixa - em muito menos tempo. E, pra piorar, aqui os orçamentos liberados quando chegam, pagam projetos superfaturados.

Todo mundo vê, muitos comentam, alguns se manifestam contra, mas ninguém faz nada. A maioria quer mesmo é uma oportunidade de se dar bem ou de se mudar daqui - ou ambos, em alguns casos.

Ao invés de se mudar a prática pessoal, usa-se o mau exemplo como álibi - "se eles lá em cima fazem, por que eu aqui não posso fazer". E aguarda-se sempre uma força exterior para resolver nossos próprios problemas.

O fato é que não adianta: temos que encarar nossas mazelas para superá-las.

E temos que ser mais sérios. A começar por nós mesmos - fica mais fácil reivindicar assim.

O bom é que o slogan é perfeito para os heróis da resistência: o brasileiro não desiste nunca - e há de dar jeito em tudo isto para confirmar sua vocação de ser o paraíso terrestre.

Só não podemos nos esquecer de que os corruptos também são brasileiros (ao menos na certidão) e que dificilmente desistirão de nos roubar e lesar a pátria que os pariu.

Mais um motivo para reforçarmos nossa ética e atuação, cientes dos obstáculos, conscientes de nossa força que, convergida, supera tudo.

Um comentário:

Cão Especial disse...

Olá, obrigada por seu comentário no blog de Quíron! Sei que as coisas realmente não são por acaso... E quer saber de mais uma sincronicidade (acho que não seria uma mera coincidência): sou psicóloga e com a abordagem junguiana. Por isso a escolha do nome Quíron para ele: o curador ferido. Tenho interesse, sim, nesse material! E acho que os remédios são apenas uma parte de seu tratamento, mas o que sustenta Quíron é principalmente o amor que ele recebe. Tenho certeza disso. Você pode me enviar para sa.bnunes@bol.com.br
O caso dele não é tão simples, infelizmente. Mas enquanto ele puder ser feliz e estar em vida terrena, quero aproveitar o máximo de tempo com meu filhote! Sobre o Gardenal, fiz uma postagem ontem à noite e vou associar outro anticonvulsivante (brometo de potássio). Espero que ele dê mais qualidade de vida a Quíron por mais alguns anos, até chegar a sua hora. Daqui pra lá poderei me preparar mais para esse momento muito triste. Estou mais tranquila, pois o vi na clínica hj mais tranquilo e parece que terá alta hoje. Muito obrigada e acho que essa sincronicidade, que já é a segunda hj, vai ser muito útil para nós.
Muita luz pra vc tb e boa sorte nas pequisas!

Abraço!