quarta-feira, 18 de junho de 2008

Por amor à vida

Por Amor aos animais, à gente e à sustentabildade do planeta seremos todos vegetarianos.

O que para mim se tornou realidade há quase 3 anos e uma certeza, a meu ver, para a qual nossa raça irá rumar, agora foi confirmado por um jornalista especializado em economia, tecnologia e meio ambiente, chamado PAUL ROBERTS. Veja a entrevista do autor do livro "O FIM DA FOME": em 2050 seremos todos vegetarianos.

Bacana é ver que até o momento da publicação deste post - início da madrugada da quarta, dia 18.06.'08 - 3.229 pessoas responderam à pergunta "Você deixaria de comer carne para evitar o aumento da fome no planeta?" 72% das pessoas responderam que sim, 28% que não. Será que a prática segue a retórica ou continuaremos escravos de nossa própria hipocrisia?

Mais alguns argumentos - uns mais racionais outros mais devocionais - para se tornar vegetariano e exercer assim o amor à vida na prática, afinal, amar é vivenciar a vida em sua plenitude:

- o intestino humano é de 12m, tamanho natural de um herbívoro. Na natureza os demais carnívoros têm de 3 a 5m. Em intestinos longos assim a carne entra em fase de putrefação e cria uma toxina chamada cadaverina que provoca o envelhecimento precoce de suas células, pense nisso. Ao comer carne você está matando ao animal e lentamente a si próprio.

- mas temos caninos, afirmam os defensores da carnificina. Lembro que nossa raça se encontra em um processo evolutivo da qual passou de um ser amplamente genérico e generalizado para um cada vez mais específico e adaptado. Manter ferramentas - tem muitas pessoas que já nascem sem os caninos - e métodos do passado é nos prender ao atraso e nos impedir a evolução.

- está provado cientificamente que a carne provoca alterações de humor no cérebro, tornando-nos mais agressivos. Se construimos nossa realidade a partir do pensamento, por que alimentá-lo com ódio? Animais sentem o momento de sua morte e liberam toxinas em sua carne - já acompanharam como são realizadas tais matanças? É cruel, covarde e não gera boa energia. Como ter prazer com isto tudo a nossa mesa? Só mesmo não tendo consciência ou fingir não ver para

- os pastos estão dizimando nossas florestas

- os gases liberados pelo rebanho são um dos 3 fatores mais graves de ataque à nossa camada de ozônio

- para os que acreditam em reencarnação, todos os seres estão interconectados e foram nossas mães; ao menos, repare que todos tem pais, família; descobre-se agora através de pesquisa as diversas linguagens, códigos e expressão de sentimentos de uma série bichos

- para os que acreditam na Bíblia, vale o questionamento do por quê Deus ter escolhido a nossa raça para salvar as demais no dilúvio; me parece que muito mais para que as protegessemos do que para nos alimentarmos delas, não?

Existem muitos outros argumento mais, mas o que funciona mesmo é você parar na frente do seu bife suculento e ainda com gordura ou sangue e pensar que ali poderia estar seu cãozinho, seu gatinho, seu papagaio ou ainda aquela delicada e fofinha espécie em extinção que você tanto gosta e amaria que seus filhos pudessem ver livres na natureza e não apenas no multimídia encartado no jornal de domingo.

Afinal, qual a diferença entre carnes a não ser a cultural-conceitual? Até a humana poderia entrar nessa onda. Se existe esta ética conosco, devemos ampliá-la para nosso irmãos que co-habitam o planeta conosco.

Como raça intelectualmente evoluída faz-se necessário que coloquemos nosso coração para nos guiar e assim salvarmo-nos a todos e, principalmente, nosso planeta - por amor à vida.

No equilíbrio,

Nenhum comentário: