quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Manifeste sua (o)posição - IV

Como recebi a resposta padrão em inglês publicada no post anterior, entrei em contato com o Victor Rizzo - que me mandara o conteúdo inicialmente - e conversamos sobre nossas respostas e tréplicas.

Abaixo, publico tanto a minha, quanto a resposta dele, muito bem embasada, como não poderia deixar de ser.

Manifeste você também sua indignação:

Consulado Geral da Dinamarca em São Paulo : saogkl@um.dk

Embaixada da Dinamarca em Brasília : bsbamb@um.dk

---

Dear Eric Costa Ribeiro,

I presume you haven´t read my email.

And I also know that this was a default answer. Further: the information is incomplete and don´t address sustainable problems.

Arguing with culture differences doesn´t reinforce anthropological relevance, neither really gets to the point: barbarian behaviour without holistic conscious is not even a question of moral, but of survivor of all species - including us, humans.

I would appreciate to receive an individual answer upon the topics I wrote: it´s the minimum attention I deserve.

Hope to hear from you soon,

Klaus

---

Prezado Senhor Eric Costa,

Inicialmente gostaria de agradecer pela pronta resposta. Pelo teor do e-mail pude perceber que não fui o único a ficar incomodado com as imagens.

O e-mail abaixo contêm informações úteis, mas talvez não completas sobre a questão da biodiversidade e utilização dos recursos naturais do planeta.

Talvez algumas informações adicionais possam dar um panorama mais abrangente

Os atuais níveis de consumo de recursos naturais pela humanidade já ultrapassaram o seu nível de sustentabilidade, ou seja de reposição natural, em cerca de 30%. Ou seja isto quer dizer que estamos consumindo recursos alêm da sua possibilidade de recuperação da Terra.

Se todos os países do mundo consumissem nos mesmo patamares de consumo que o dos países desenvolvidos, necessitariamos de uma área equivalente a 4,5 a de nossa Terra.

Em particular os recursos marinho estão sob forte pressão e estimas-se que até 2020 restem apenas 10% dos estoques de vida marinha devido a pesca realizada de forma não sustentável.

Em suma, estamos consumindo mais recursos naturais do que o planeta possui e estamos fazendo isto em uma escala cada vez mais rápida. Se continuarmos neste mesmo ritmo, nossos filhos somente irão conhecer muitas das espécies naturais por fotos. E se todos continuarmos a assitir determinadas situações e simplesmente cruzarmos os braços, nossa geração irá consumir de forma voraz e inconsciente os recursos necessários a nossa própria subsistência.

Isto não é papo de ecochato. Todos os trabalhos científicos sobre o tema apontam para esta situação insustentável.

Concordo integralmente com o e-mail que temos que também levar em conta formas de tratamento não violento em relação aos animais criados em grandes fazendas comerciais (de minha parte, para ser coerente, sou vegetariano).

Assim, agradeço mais uma vez pelo seu e-mail, mas da mesma forma que estas pessoas se sentem no direito de matar baleias em um espetáculo sangrento, me sinto a vontade para protestar a favor de recursos que acredito não pertencem somente a eles.

É claro que isto também vale para nossos problemas no Brasil, como a devastação da Amazônia entre outros. Mas também ai, tenho feito a minha parte (só para manter a coerência).

Muito obrigado pela sua atenção

Victor Rizzo

---

Fors Fortuna,

Nenhum comentário: