quinta-feira, 16 de julho de 2009

Sustentabilidade na ESPM-Rio

O tema sustentabilidade foi pauta da Academia dos professores da ESPM-Rio. Responsável por nos inserir e/ou atualizar neste contexto foi a coordenadora da ESPM Social, Bernadete Almeida, que trouxe de seus mais de 15 anos de experiência de Vale do Rio Doce e estudos e ensino sobre Responsabilidade Socio-Ambiental uma bagagem, proposta e motivação muito interessante.

Seu lema é "conversar sobre sustentabilidade dentro e a partir das corporações", desatrelando o tema da bandeira dos eco-chatos - o que, confesso, me chocou de início, pois se não fossem os 'eco-chatos' provavelmente ainda estariamos mais atrasados ainda em relação a este vital tema. Mas depois de conhecê-la melhor, pude ver não apenas seu entusiasmo e verdade ao tratar do tema, como também a luta por fazer com que o mesmo seja aceito pelos pares no mundo corporativo e não continuar a ser um Dom Quixote da causa - aqui vale ressaltar: como ainda tem gente - graúda inclusive - completamente a margem da consciência e da necessidade de adotar este estilo; e como se faz necessário, mais que adequar, posicionar o discurso para que este seja melhor entendido e absorvido.

Saí do encontro já repensando toda a ementa da aula de comuicação digital que dou já tocando no tema, mas que tenho o desejo que perpasse e dialogue com o mesmo incessantemente, buscando ser um dos pioneiros quando o tema é abrangência e transversalidade da sustentabilidade na grade.

Fica meu obrigado a este exemplo de como se pode atuar de maneira animada com ações do bem, abrindo não apenas para alunos, mas também para colegas, portas de oportunidade e janelas de diálogo vitais para o crescimento sustentável: de indivíduos, marcas e ambientes.

Aguardem novidades, pois a ESPM Social levantou a bandeira da sustentabilidade - e não foi para fazer festinha, foi para entrar para vencer.

Que este seja o estandarte da vitória de todos nós. Sustentabilidade ou morte, venceremos.

Fors Fortuna,

Nenhum comentário: