quarta-feira, 22 de setembro de 2010

#diamundialsemcarro - #diamundialsemmalandragem

O problema do malandro é que ele acha que os outros são otários. Quem já não ouviu este lugar comum?

E pior é que quem sofre com isto são todos os que habitam este mesmo lugar comum a todos chamado Terra.

No dia mundial sem carro recebi notícias de que o trânsito está intenso na Linha Vermelha, apenas para citar um exemplo.

Ecoa em minha mente um comentário de taxista, que ouvi esta semana: dia mundial sem carro? Vai ser pior, porque todo malandro vai sair de carro achando que os outros vão deixar os seus em casa e que, por isso, ele terá trânsito livre.

Ledo engano. E que engano.

Não apenas por contribuir para o enfraquecimento de uma conscientização, mas por fazer com que esta se perpetue em sua baixa eficácia.

No estado atual das coisas não adianta termos apenas um #diamundialsemcarro - simbolicamente está certíssimo, mas na prática isto está longe de ajudar a solucionar as questões de transporte e, principalmente, de poluição e degradação do ambiente.

É preciso ser radical neste quesito: há 5 anos vendi meu carro e passei a usar bicicleta e transporte público, quando muito táxi.

Convido-te a repensar sua vida e fazer o mesmo. De início dá trabalho e incomoda um pouco, mas depois você percebe as melhorias: lêe-se mais, tem-se mais saúde, interage-se mais, economiza-se mais, vive-se mais.

Mais vida para cada um e para o planeta.

2 comentários:

Clarisse disse...

Hoje, minha mãe me fez vir de ônibus. Ela nem sabia da data, mas, quando eu comentei, ela passou a se sentir uma criminosa se não fizesse. Eu não me importaria de ter vindo de carro, honestamente, já que seríamos três pessoas de uma vez (eu, ela e meu namorado). Penso exatamente nisso: um dia sem carro não vai salvar o planeta. É um bom ato simbólico, mas, ao invés de fazer isso um dia, devemos criar consciência. Economizar no que devemos, andar a pé ou de transportes alternativos para lugares de fácil acesso, não jogar lixo no chão e respeitar, de fato, o meio ambiente.

Não sou uma pessoa despreocupada com a natureza. Muito pelo contrário. Só acho que isso é mais uma "muleta" do que uma solução, de fato.

O "Dia Mundial Sem Carro" nos faz refletir sobre algo muito importante, que é a poluição como realidade assumida pela sociedade. Se um dia sem eles diminui tanto a poluição, porque ainda não repensamos OS CARROS para que poluam menos? Os governos tem que investir mais e as pessoas tem que ser mais informadas e conscientes.

O próprio transporte público deveria ser mais convidativo e educado, já que os motoristas e trocadores de ônibus vivem engrossando com os passageiros, como se estivessem fazendo o favor de nos levar, e não fosse um serviço contratado.

Ramon Cardoso disse...

Infelizmente, já nos acostumamos com medidas "paliativas" para problemas surgidos em épocas em que ainda nem eram considerados problemas. O que tem que mudar é a mentalidade, toda a transformação consiste nisso. O imediatismo é apenas um "cala boca", tão eficaz quanto os que temos presenciado, em forma de movimento, na web.