domingo, 15 de junho de 2008

Quebra de paradigma do pensamento - mudança comportamental

O que vemos por aí é a supremacia da 'lógica do mercado':

Competição a todo e qualquer custo e portanto maximização de tudo o que for possível, principalmente e em prol do crescimento e da expansão ininterruptos.

Mas, se formos analisar a natureza, o que cresce e se expande sem parar e desmedidamente é o câncer.

E é isto que tem acontecido: estamos nos consumindo - como o câncer o faz com o corpo - nós o estamos fazendo com nosso planeta e com nós mesmos, retirando 25% mais recursos do que é capaz de ser regenerado, multiplicando-nos sem planejamento e consciência da sustentabilidade da interdependência com os recursos naturais.

Faz-se necessário uma mudança na filosofia humana: não pensar e agir como se tudo estivesse e vivesse para nos servir e sim muito pelo contrário. Como raça mais evoluída servir para liderar a natureza de nosso lar, o planeta Terra, para um futuro sustentável, onde andaremos como soberanos em meio ao nosso paraíso cultivado a partir do concebido em nossa mens [mente-alma] a partir de nosso cor(e) [mente-coração].

Urge uma nova ética que dê conta de abarcar valores universais na mesma medida que valoriza os estritamente humanos, buscando na equanimidade uma saída viável e no amor universal a essência unificadora.

No equilíbrio

Nenhum comentário: